Joaquim Oliveira testou Crosscar
Setembro 26, 2011Foi no passado Sábado, na recentemente inagurada pista de Chorente que o conhecido jornalista e ex-campeão nacional de Ralicross Joaquim Oliveira, voltou a usar o capacete e luvas de competição.
O motivo, aceder ao convite do piloto Hugo Castro, para testar o JBRacing 600 que utiliza no campeonato nacional de Crosscar.
Corria o ano de 1989 quando conheci Joaquim Oliveira. As nossas vidas cruzaram-se quando nesse ano integrou a equipa AlGuerra /Componauto para pilotar um VW Golf Gti na Divisão 1 do Nacional de autocross. A assistência técnica estava a cargo do meu pai e tio e o campeonato desse ano começou com 2 provas extras. Em V.N. Foz Côa, o Golf revelou alguns problemas de ‘juventude’, mas na 2ª prova, disputada na ‘nossa’ cidade – Vila Nova Gaia – o ‘Joca’ fez uma corrida brilhante no enorme lamaçal em que se tinha tornado a já extinta pista da Simopre. Não dando qualquer hipótese à concorrência, alcançou uma brilhante vitória e nessa altura, não tive dúvidas que era uma questão de tempo, para que este talento nato, conquistasse um lugar na galeria de campeões do offroad Nacional. Quando anos mais tarde, teve o apoio da equipa oficial da F3 auto para pilotar um mais competitivo Lancia Integrale, o actual editor do site ALTAS ROTAÇÕES e responsável pelo desporto motorizado no jornal AUDIÊNCIA, não se fez rogado, e alcançou o ceptro de Campeão Nacional de Ralicross na divisão rainha.
O convite para assistir ao seu ‘regresso’ no passado Sábado era praticamente irrecusável. O facto do JBRacing 600 ser bastante diferente de todos os carros que tinha pilotado até à data no offroad e de o magnifico traçado da pista de Chorente ser também uma novidade, não ‘intimidaram’ o ex-piloto. Entrando com naturais cautelas, progrediu de forma visível nas poucas voltas que deu ao circuito, adaptando-se ao motor rotativo, à caixa sequencial e ao comportamento muito particular de um Crosscar, sempre em mente com toda a certeza, que convinha entregar a viatura sã e salva e dessa forma controlar algum excesso de entusiasmo que pudesse surgir….
Não tenho dúvidas que foi uma excelente prenda para quem completou à dias mais um aniversário!
O meu agradecimento ao Joaquim Oliveira pelo convite endereçado e a toda a equipa e piloto Hugo Castro, pela forma como me receberam em Chorente.
CLIQUE AQUI para aceder à galeria de fotos completa deste evento.
contas@crxpt.com